Liturgia Das Assembléia de Deus

Os cultos das Assembleias de Deus se caracterizam por orações, cânticos (hinos evangélicos clássicos e contemporâneos), testemunhos e pregações, onde muitas vezes ocorrem manifestações dos dons espirituais, como, por exemplo, profecias e línguas espirituais (estranhas).
Possui dias e horários específicos para cultos, sendo o principal deles no domingo por volta das 18/19 horas, e o de ensinamento bíblico (a Escola Bíblica Dominical, com divisão de classes por idade) por volta das 9 horas.
Os cultos têm duração média de 2 horas, sendo divididos em:
  • Oração inicial - Normalmente um pastor ou outro obreiro faz uma oração a Deus.
  • Cânticos iniciais - Utilizando-se a Harpa Cristã (um livreto de Hinos Evangélicos Clássicos), canta-se em média 3 hinos e em alguns ministérios, hinos congregacionais.
  • Leitura bíblica (ou palavra introdutória) - Neste momento a leitura do trecho bíblico e inspirada pelo Espírito Santo, no qual o culto será direcionado como um todo com fulcro nesse trecho.
  • Oportunidades de cânticos por grupos de jovens, crianças, senhoras, adolescentes, corais, grupos e ministérios de louvor.
  • Oportunidades de testemunhos por membros - Momento no qual os membros contam o que Deus mudou em suas vidas e vem fazendo, atualmente, por eles.
  • Pregação - na qual um pastor, um membro da igreja local, ou um pregador ou pastor convidado fará a pregação (sermão) explicando a passagem bíblica.
  • Apelo - Convite aos que não são evangélicos a aceitarem a Jesus como único e suficiente Salvador.
  • Cântico de encerramento e/ou avisos sobre as próximas reuniões.
  • Oração final.
  • Bênção apostólica (somente dado pelo pastor, presbítero ou evangelista: "A graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o amor de Deus, o nosso Eterno Pai, a comunhão, as doces e eternas consolações do Espírito Santo sejam sobre nós e sobre todo o povo de Deus, desde agora e para sempre. Amém".

17 comentários:

  1. sou de goiania todos os dias ouço essa radio na esperança de encontrar algo importante da minha vida que esta ai em belem esse e nosso godico fala que eu te escuto

    ResponderExcluir
  2. gostaria de ouvir a musica fala que eu te escuto com shirlei carvalhais e oferecer para alquem que marcou muito a minha vida ai em belem do para eu moro em goiania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pedidos de músicas devem ser feito no site: http://excelsiorad.com.br/

      Excluir
  3. A paz do Senhor, hoje eu tenho a oportunidade pela primeira vez de dirigir o culto na congregação na qual eu faço parte, nós sentamos no último banco da igreja e esperamos sempre daquele que estar na frente dos trabalho achamos que nunca chega um dia em que a responsabilidade estará conosco, este sítio foi de grande ajuda pra minha vida pois me ensinou a liturgia da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém, Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  4. A paz do senhor jesus.a todos.sou grato a Deus por se cumprir o salmo n.40 na minha.vida.dens do dia.01/ de maio de 2008.

    ResponderExcluir
  5. Sou um diácono na casa do senhor jesus Cristo, e auxílio o pastor na congregação sendo o seu segundo na congregação local, eu posso na ausência do meu pastor ,ou um presbítero ou um evangelista, abençoar o povo com a benção apostólica,??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na ausência de um obreiro com função acima da sua, você se torna o dirigente, e neste caso, poderá desenvolver toda liturgia do culto. E mesmo que tenha alguém com função acima, se o pastor te designou para dirigir o culto, você cumpre toda liturgia.

      Excluir
  6. Gostaria de obter os versículos bíblicos que dão base a esta liturgia pois assim aprendi e as quero assinar pois dirijo uma igreja obg

    ResponderExcluir
  7. Tem irmãos e ministros que precisam se reeducar quanto a liturgia do culto na igreja, onde congregou tá se perdendo essa liturgia ,ao invés d palavra, testemunho tem alguns não são todos que fogem dessa ética e acaba que deuchando o culto pesado sem fundamento de palavra da Bíblia preferindo falar de si próprio.

    ResponderExcluir
  8. A paz do senhor 🙌 irmão sempre aprendi nada ass d Deus , quem for cantar ,canta ,quer for dar testemunho , só testemunhe . Mais ultimamente em minha igreja , tem irmãos que dirigi o culto ,prega aí msm tempo e lê a bíblia TD no meio da oportunidade dele . Isso não é normal né ?

    ResponderExcluir
  9. Faltou o momento de dízimos e ofertas. Shalom!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se tem um tempo determinado pra oportunidade de cada irmão por favor me responde

    ResponderExcluir
  11. Aprendi que as oportunidades são divididas por.
    Saudação- apenas saudar a igreja com um versículo ou uma palavra de alegria no máximo 3 minutos.

    Palavra- uma pequena mensagem reflexiva no máximo 7 minutos.

    Pregação- 30 a 40 minutos de explanação da palavra de Deus

    Sermão- 1 a 2 horas de explanação

    Palestra- Horas ou dias seguidos em um estudo minuncioso com tópicos e temas.

    ResponderExcluir
  12. É ético o dirigente do culto espanar a palavra introdutória

    ResponderExcluir
  13. Meu irmão apaz em Cristo, estou nesta mesma situação, estou na direção de uma congregação e estou agoniada por ver essa situação, por isso minha pesquisa no google, pra que eu mim oriente nas explicações.

    ResponderExcluir